Escolas

Escolas

NAVEGANDO…CONHECENDO (OBSERVANDO) E APRENDENDO 

 

VIAGEM DE ESTUDO
É notório que o processo de ensino e aprendizagem depende do trabalho teórico, que por sua vez é aplicado em salas de aulas, sabemos, porém, que todo processo pode e deve ser auxiliado com atividades complementares (presenciais, dinâmicas, lúdicas, entre outras) auxiliando neste processo.
Deparamo-nos constantemente, em nossa educação – contemporânea, com a falta de motivação e envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, em especial no que diz respeito à Educação Ambiental. Mostra-se, assim, a necessidade de metodologias de ensino que motivem e despertem esses interesses, principalmente ao uso racional da água, preservação dos corpos hídricos, ecossistemas, fauna, flora entre outros.
Apostando na sensibilização através de métodos inovadores, a Navegação Fluvial Médio Tietê, em parceria com a ONG MAE Natureza, há anos vem desenvolvendo com êxito este trabalho, recebendo anualmente a bordo de suas embarcações, milhares de alunos e professores, oriundos dos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo e outros.

PROJETO
Elaborado para atender a rede pública de ensino e instituições particulares. Na prática, uma viagem de estudo, desde o momento da saída da cidade de origem, até o término, pois durante todo itinerário, estarão interagindo com as mais diversificadas paisagens, desta forma, conhecendo a geografia de cada região, sua história, sua cultura e costumes, agricultura e outros.

NAVIO
Utilizando o rio como importante instrumento para o aprendizado, a viagem proporciona aos participantes, lazer e estudo ao mesmo tempo, enfocando de maneira dinâmica e presencial, os seguintes temas: hidrologia, ecologia, história, geografia, recursos naturais e hídricos, uso múltiplo das águas (geração de energia, irrigação, transportes etc…) matas ciliares, fauna, flora, cadeia alimentar, ecossistemas (rio e lagoas) plantas macrófitas (algas), folclore entre outros. Num determinado momento do passeio, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma das maiores obras de engenharia hidráulica do mundo: a eclusa de Barra Bonita, inaugurada em 1973, primeira da América do Sul, visitada por turistas do mundo inteiro, uma operação idêntica a do canal do Panamá.

ÔNIBUS ÁGUA
A unidade móvel de pesquisa, monitoramento e educação ambiental, fica no porto de embarque dos navios, aberto para visitação das escolas participantes do projeto. Dotado de equipamentos básicos para análise e monitoramento da água, material para exposição, equipamento audiovisual, biblioteca, videoteca, coletânea de espécimes da ictiofauna e fauna regional e equipamentos lúdicos (maquetes) que facilitam o entendimento sobre a água e a sua importância.
O objetivo é agregar aos participantes do projeto, conhecimento dos recursos hídricos, uso racional da água, e lições de conservação.

MEMORIAL DO RIO TIETÊ
A visita ao Memorial do Rio Tietê é fundamental, pois é único no estado, onde pode ser encontrada uma exposição permanente, com rico acervo sobre o rio e o meio ambiente, localizado ao lado do porto de embarque, no centro cultural, aberto de segunda a sexta das 08:00 às 20:00, sábado e domingo das 08:00 às 17:00.

Outras opções de visita em Barra Bonita

USINA HIDRELÉTRICA
A AES Tietê criou o Programa de Educação Ambiental, que realiza visitas monitoradas de estudantes às usinas.
Visitas com agendamento – visitausinas@aes.com ou www.aestiete.com.br

CERÂMICA ARTESANAL
Visitas com agendamento – cerbarrabonita@bol.com.br

Mais informações sobre o projeto: reservas@barrabonitasp.com.br

*A operação de eclusagem e navegação dependem das condições hidrológicas favoráveis e da autorização da administradora e da operadora da hidrovia.